sexta-feira, 20 de março de 2009

França 2009: Confirmado

Pois é, pessoal, com muita alegria eu venho dividir esse momento com vocês. Eu fui aprovado pra ir pra França e estudar engenharia lá por um ano!!!!! Vocês não sabem o tamanho do sentimento de missão cumprida e de felicidade quando recebemos a notícia do coordenador do intercâmbio, o professor Freire. Depois que saímos da sala dele, eu e meus colegas nos abraçamos e cumprimentamos e ligamos pra todo mundo que podíamos pra dar as boas novas. Foi um momento único.

Como eu disse no post anterior, a gente teve que apresentar o projeto desenvolvido por cada um, só que em francês. A ordem das apresentações era alfabética e por meu nome começar com "V", vocês imaginam o que aconteceu.Hehe. Eu fui o penúltimo a apresentar. E nós que íamos apresentar tinhamos que ficar do lado de fora do auditório e não podíamos ver as apresentações dos concorrentes. Então, à medida que eu via os colegas saindo e entrando do auditório, o meu nervosismo ia aumentando. Eu ficava andando de um lado pro outro, sem saber o que pensar, mas com milhões de coisas na cabeça.

Enfim, chegou minha vez. Respirei fundo e entrei... Olhei pra o pessoal que tava no auditório. Alguns amigos colegas estavam lá, com um olhar de "vai que você vai conseguir. Vai dar tudo certo". Então começou a apresentação. A banca, composta de professores e alunos que já participaram do intercâmbio, estava pronta a julgar todos os aspectos: Nível de francês, desenvoltura e clareza na apresentação e respostas às perguntas.

Estava nervoso no começo, mas à medida que a apresentação foi avançando, eu fui ficando mais tranquilo. Compreendi bem as perguntas e consegui dar respostas concisas. Depois da apresentação, eu já ouvia dos outros que eu tinha apresentado muito bem e talz. Fiquei feliz e relaxado, enfim, era o que Deus quisesse agora.

A apresentação foi na segunda, mas só ficamos sabendo do resultado na quarta. Dois dias de ansiedade e agonia. A pergunta que não parava de vir à minha cabeça:"Será que eu consegui?"

Mas claro que, apesar do meu esforço, eu não fiz tudo só. Eu devo isso a Deus que esteve comigo sempre em minha vida, a meus pais pelo apoio incondicional, à professora de francês Dalva, que acreditou que nós conseguiríamos e apostou todas as fichas em nós. A Vincent, o professor francês que nos ajudou na reta final da preparação. E aos meus colegas também que, apesar de concorrentes, me ajudaram também com minha apresentação.

Enfim, foi duro, mas a batalha foi vencida. Agora começa uma nova etapa do processo. Providenciar a documentação necessária. Mas essa é a parte mais fácil, depois de tudo pelo que passamos.

Tenho que agradecer também aos meus colegas blogueiros pelas mensagens de apoio. Do fundo do meu coração, muito obrigado.

Então, é isso aí. Em agosto estarei partindo pra uma nova e mais difícil etapa da minha vida. Que Deus esteja comigo e meus colegas e que tudo dê certo!!!

Até a próxima, pessoal!!! Au revoir.

9 comentários:

  1. Legal saber que vc conseguiu... fico feliz por esta vitória e desejo-lhe toda sorte do mundo! Que possa aproveitar essa experiência única para seu crescimento profissional e pessoal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor! Nossa, muito legal e animador ver que conseguiste algo desejado por ti. Desejo toda a sorte do mundo pra ti. "Quem acredita sempre alcança." E é realmente muito bom vir aqui e fazer parte disto que é tão importante na tua vida. Sucesso..

    ResponderExcluir
  3. Hey, agora me fizeste sorrir.. há tempos ninguem me chamava de Youkito =) me trouxe boas lembranças. É, vou estudar muito e sei que vou conseguir. Dessa vez não vou deixar ninguem dizer que eu não posso. Eu posso, eu quero e vou conseguir!

    ahh.. se nao for muito incomodo.. rsrs, me add no msn =) youkowatanabe@hotmail.com (beem criativo)

    beeijos Sir Victor.. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    Você se preparou e colheu os frutos do trabalho. Aproveite bastante!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELA CONQUISTA!!
    SUA CONQUISTA!!
    LAMBA CADA GOTA DESSA SUA INCRÍVEL JORNADA!!
    ABRAÇO.
    TAMARA - CAFÉ COM GATO.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela conquista...

    tem meme e selo p vc no meu blog

    bjusssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Grande Victor!
    Sucesso no seu intercâmbio!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Victoooooooooooooor... nossa, que felicidade!

    Parabéns hein! Fico mto feliz com a sua vitória. Morro de vontade de falar francês, em breve quero começar minhas aulas.
    Desculpa o sumiço, mas é que andava sem tempo, aliás, ainda ando.

    Bjos e espero q n abandone o blog quando for.

    :)

    ResponderExcluir
  9. Bonjour Sir Victor!!!! Te felicito por lograr ir a Francia, te divertiras muchoooooo y ademas te veré allá para tomarnos una deliciosa copa en la Tour Eiffel. Mil gracias por tu ayuda!!! Bon voyage mon ami!!!!!
    Xoxoxoxoxoxox

    ResponderExcluir