segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O guardião de memórias


Alguns dias atrás terminei de ler o livro "O guardião de memórias", mas como so criei o meu blog ontem, então vou falar dele só agora. O livro, que tem título original em inglês "The Memory Keeper's Daughter", é escrito pela autora norte-americana, muitas vezes premiada, Kim Edwards.

Trata da história da família do ortopedista David Henry e começa no dia do nascimento de seus dois filhos num dia de inverno no ano 1964. O doutor Henry é obrigado a fazer o parto de seus dois filhos. O primeiro, Paul, nasce um belo menino, fazendo o pai transbordar de alegria. Porém, David logo se dá conta de que há uma segunda criança nascendo. Como o bom médico que é, tenta se concentrar em fazer com que o outro bebê venha ao mundo em meio aos gritos de dor de sua linda e jovem esposa Norah, que segura firmemente a mão da enfermeira Caroline. Finalmente ele nasce. David, cansado depois de tão árdua batalha, logo vê que a menina, Phoebe, não é saudável. Ela tem síndorme de Down. Numa atitude impensada, ele entrega o bebê a Caroline e pede que a leve embora para uma clínica onde irão cuidar dela. Porém, Caroline passa a cuidar da criança em segredo e foge da cidade. David conta para a esposa que Phoebe morreu após o parto.

A nova família de David Henry é formada e moldada em volta dessa mentira, como se um muro o separasse de Norah e seu filho Paul. Apesar dele os amar, a mentira, ao longo dos anos, se torna mais forte que ele, de modo que ele não mais pode revelá-la.
O livro é surpreendente, com personagens reais e problemas reais que as famílias do nosso tempo enfrentam o tempo todo. Um belo livro para refletir sobre como devemos lidar com os problemas da vida. Além de apelar o tempo todo para a descrição do belo lugar, o cenário na qual a história se passa, ao longo das quatro belas estações nos Estados Unidos.

Eu diria magnífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário