domingo, 15 de fevereiro de 2009

House


Não, esse post não será sobre a minha casa nem a casa de ninguém. Hehe. Será sobre a série americana que tem feito milhares de fãs ao redor do mundo: House MD.

Mais conhecida em alguns países como "Doctor House"(título que eu odeio), House MD(sigla para "Medical Doctor") relata o dia-a-dia do hospital Princenton-Plainsboro, em New Jersey, no qual trabalha um dos médicos mais brilhantes e cínicos do mundo, Gregory House(Hugh Laurie). Ele é o chefe do departamento de diagnósticos do hospital e, em cada episódio, tenta descobrir qual a doença que está matando o paciente do dia.

O departamento de diagnósticos é formado, nas três primeiras temporadas, pelos doutores Cameron(Jennifer Morrison), Chase(Jesse Spencer) e Foreman(Omar Epps). O único verdadeiro amigo de House é o doutor Wilson(Robert Sean Leonard), chefe do departamento de oncologia. E a diretora do hospital é a doutora Lisa Cuddy(Lisa Edelstein).

Os episódios começam mostrando os primeiros sintomas dos pacientes, o porque eles são levados ao hospital. Então, entra a abertura do show. A música(Teardrop, por Massive Attack) não é muito boa, mas ficou perfeita com as imagens da abertura. A abertura acaba e então o episódio recomeça, já no hospital, onde House e sua equipe começam a discutir os sintomas e as possíveis causas para eles.

O problema de House é que ele tenta usar métodos que nenhum outro médico usaria para realizar os diagnósticos, manipulando os outros médicos e o paciente, quebrando o protocolo várias vezes, levando Cuddy a ter bastante dor de cabeça.

Mas o interessante é que o processo de diagnóstico dos pacientes servem como plano de fundo para os conflitos pessoais e psicológicos dos personagens. E é aí que está a grande jogada da série. Aos poucos vamos entendendo o que levou cada personagem a ser como é, os seus dramas pessoais e o tiveram que enfrentar antes de chegarem onde estão. Principalmente, vamos aprendendo o fez House ser House.

Os conflitos dos personagens muitas vezes nos leva a pensar nos nossos próprios conflitos. O que podemos fazer para resolvê-los e superá-los. Nos leva a pensar como nos tornar pessoas melhores do que somos.

Enfim, uma série brilhantemente escrita por David Shore e dirigida por Bryan Singer. Hugh Laurie é um show à parte em interpretação e o elenco é incrível.

A série foi premiada várias vezes. Hugh ganhou o Globo de Ouro por melhor performance em série de drama para a televisão em 2006 e 2007. House também foi premiada pelo Screen Actors Guild, premiando Hugh por Outstanding Performance by a Male Actor in a Drama Series em 2007 e 2008. Em 2005, 2007 e 2008, Hugh foi indicado para um Emmy por Outstanding Lead Actor in Drama Series. A série também foi indicada para o Emmy na categoria de Outstanding Drama Series em 2006, 2007 e 2008, mas ainda não ganhou o prêmio.

Vale a pena conferir. Até a próxima!!


3 comentários:

  1. House é uma excelente série! Como você muito bem observou, as situações vão mostrando pouco a pouco como House se tornou o que é. Mesmo assim, após 5 temporadas, tenho a impressão de que há ainda muito a revelar sobre ele.

    Não entendo nada de Medicina, e nem faço questão mesmo de entender a doença dos pacientes da equipe, o mais interessante mesmo são as sacadas de House, e como ele manipula a sua equipe e a diretora Cuddy.

    Há algumas características que podem ser bem irritantes, como todos que querem parecer ser os donos da verdade; todos julgam todos, querendo fazer os outros entenderem que suas opiniões são sempre as certas, o que acontece frequentemente na série.

    Apesar de tudo, vale a pena assistir. Os prêmios e indicações estão aí pra comprovar a qualidade da série. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Hey, primeiramente muito obrigado pela visita! A partir de agora estarei acompanhando teu blog =)
    Fico muito feliz q gostasse do meu refugio.. rs

    Mas, vamos aos devidos comentarios..

    Eu adoro essa serie.. House consegue ser cínico e charmoso ao mesmo tempo, rsrs.. E ele faz os sintomas aparecerem ate numa bala que vc ingeriu ha tempos... incrivel..
    Melhor ainda.. Grey's anatomy.. e One Tree Hill.. ja viu?

    Sobre o filme do post anterior.. estou curiosa para ver o tal, só tenho ouvido falar bm, apesar dele ser longo..

    Beeijos..

    ResponderExcluir
  3. OLá, passamos para conhecer seu espaço.
    Gostamos do conteúdo do mesmo, muito legal.
    Embora os temas nao sejam os mesmos, convidamos vc a conhecer nosso espaço, esperamos que goste!!

    O House faz tanto sucesso porque as pessoas se indentificam com ele e o admiram pq ele consegue transitar entre o vilão e o mocinho, entre o herói e o anti-herói em instantes. House consegue usar sua competência para mascarar seus defeitos, sua falta de ética e seu jeitão todo especial de ser.(que a outros, custariam-lhes o emprego, os amigos etc).

    http://momentos-de-amor.zip.net/

    http://fasciniusangels2.zip.net/

    ResponderExcluir