sexta-feira, 20 de março de 2009

França 2009: Confirmado

Pois é, pessoal, com muita alegria eu venho dividir esse momento com vocês. Eu fui aprovado pra ir pra França e estudar engenharia lá por um ano!!!!! Vocês não sabem o tamanho do sentimento de missão cumprida e de felicidade quando recebemos a notícia do coordenador do intercâmbio, o professor Freire. Depois que saímos da sala dele, eu e meus colegas nos abraçamos e cumprimentamos e ligamos pra todo mundo que podíamos pra dar as boas novas. Foi um momento único.

Como eu disse no post anterior, a gente teve que apresentar o projeto desenvolvido por cada um, só que em francês. A ordem das apresentações era alfabética e por meu nome começar com "V", vocês imaginam o que aconteceu.Hehe. Eu fui o penúltimo a apresentar. E nós que íamos apresentar tinhamos que ficar do lado de fora do auditório e não podíamos ver as apresentações dos concorrentes. Então, à medida que eu via os colegas saindo e entrando do auditório, o meu nervosismo ia aumentando. Eu ficava andando de um lado pro outro, sem saber o que pensar, mas com milhões de coisas na cabeça.

Enfim, chegou minha vez. Respirei fundo e entrei... Olhei pra o pessoal que tava no auditório. Alguns amigos colegas estavam lá, com um olhar de "vai que você vai conseguir. Vai dar tudo certo". Então começou a apresentação. A banca, composta de professores e alunos que já participaram do intercâmbio, estava pronta a julgar todos os aspectos: Nível de francês, desenvoltura e clareza na apresentação e respostas às perguntas.

Estava nervoso no começo, mas à medida que a apresentação foi avançando, eu fui ficando mais tranquilo. Compreendi bem as perguntas e consegui dar respostas concisas. Depois da apresentação, eu já ouvia dos outros que eu tinha apresentado muito bem e talz. Fiquei feliz e relaxado, enfim, era o que Deus quisesse agora.

A apresentação foi na segunda, mas só ficamos sabendo do resultado na quarta. Dois dias de ansiedade e agonia. A pergunta que não parava de vir à minha cabeça:"Será que eu consegui?"

Mas claro que, apesar do meu esforço, eu não fiz tudo só. Eu devo isso a Deus que esteve comigo sempre em minha vida, a meus pais pelo apoio incondicional, à professora de francês Dalva, que acreditou que nós conseguiríamos e apostou todas as fichas em nós. A Vincent, o professor francês que nos ajudou na reta final da preparação. E aos meus colegas também que, apesar de concorrentes, me ajudaram também com minha apresentação.

Enfim, foi duro, mas a batalha foi vencida. Agora começa uma nova etapa do processo. Providenciar a documentação necessária. Mas essa é a parte mais fácil, depois de tudo pelo que passamos.

Tenho que agradecer também aos meus colegas blogueiros pelas mensagens de apoio. Do fundo do meu coração, muito obrigado.

Então, é isso aí. Em agosto estarei partindo pra uma nova e mais difícil etapa da minha vida. Que Deus esteja comigo e meus colegas e que tudo dê certo!!!

Até a próxima, pessoal!!! Au revoir.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Contagem regressiva - França 2009

Pois é , pessoal. O dia está chegando. O dia que vai decidir minha vida para sempre. O dia da seleção!!!

Calma, eu vou explicar o motivo da minha aflição. É que eu estou concorrendo à uma bolsa de estudos aqui da universidade pra ir estudar engenharia na França por um ano. Só tem um problema: Eu vou ter que apresentar o projeto de engenharia que eu venho desenvolvendo há algum tempo, mas a apresentação tem que ser em francês. Se os professores coordenadores do intercâmbio acharem que eu estou preparado, eu terei a chance ir. Se não, nunca mais.

A preparação pra esse dia tem sido relativamente longa, mas nunca parece ser suficiente. Há um ano atrás eu comecei a estudar francês sozinho. Vendo que o meu progresso estava lento, eu decidi entrar numa escola de línguas, por volta do mês de julho. A escola é perto de casa e posso ir a pé.

Porém, no final de janeiro, começo de fevereiro, comecei, junto com meus amigos e, ao mesmo tempo, concorrentes, a frequentar um curso de francês intensivo. Enquanto todos estavam pulando o tão esperado carnaval, a gente estava na escola tendo aula com a "petite" professora Dalva, a qual chamamos carinhosamente de tia Dalva. Gente muito fina, sempre muito preocupada com a gente, "les enfants", fez com que todos melhorassem o francês 100% e estivessem mais preparados pra apresentação.

Hoje tivemos um "ensaio" da apresentação com Vincent, o aluno francês de pós-doutorado(aluno ou professor?) que veio de Paris estudar(ou seria ensinar?) aqui. Deu tudo certo. Algumas dicas de como falar certas palavras aqui e como escrever outras ali. Foi uma boa prévia do que vai acontecer.

A apresentação final será na segunda-feira, 16/03. Até lá, vou tentar dar uma passada na praia e tomar um bom banho de mar, descansar bem, me preparar bem e ir enfrentar "o monstro".

Só peço que torçam por mim e meu próximo post vai ser com o resultado. O fracasso absoluto ou a glória esperada. Espero que dê tudo certo e Deus nos abençoe.

Até a próxima pessoal!! Au revoir.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Coisas Engraçadas

Bem, seguindo conselhos feitos em "off" por um dos leitores do blog(aê primão), eu deveria trazer mais coisas engraçadas ao blog. Dar uma pitada de comédia. Entretanto, como eu não tenho o dom da graça, mas acho que sei apreciar o que é engraçado(será que eu sei?), eu coloco abaixo alguns links do youtube. São atuações super-engraçadas do pessoal do "Improvável", baseado no programa americano "Whose line is it anyway?" e do pessoal do CQC. São poucos links mas, vocês sabem, no youtube um vídeo leva a outro. Depois gostaria da opinião de vocês sobre os vídeos, ok? Valeus!!!

http://www.youtube.com/watch?v=M4CxX-7h9b8&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=kj8egQo9qw4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=lq_dvUBPZ8c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jkrBU8LoP20&feature=related

O Leitor


Pois é, pessoal. Mais um filme.Hehe. É interessante o fato que eu só vou saber da existência de alguns filmes no dia da cerimônia do Oscar e muitas vezes somente durante a cerimônia. Esse é o caso de "O Leitor". Dos filmes que estavam correndo, eu só tinha assistido "O Curioso Caso de Bejamin Button", sobre o qual postei há algum tempo atrás. Eu não conhecia nem o tão aclamado "Quem quer ser um milionário". Mas, enfim, vamos lá.

"O Leitor" é baseado no romance escrito, pelo professor de Direito, o alemão Bernhard Schlink. O drama se passa na Alemanha e trata da história de amor entre o adolescente Michael Berg(David Kross) e a cobradora de bondes, Hanna Schmitz(Kate Winslet). Depois de um caso que dura um tempo indeterminado na história e que é mantido sempre em segredo, que atravessa alguns altos e baixos e que desperta o amor de Michael por Hanna de forma brutal, ela desaparece de sua vida e o deixa com aquela ferida aberta e marca sua personalidade para sempre. Mal sabe ele que a encontrará novamente em outra ocasião, numa situação totalmente inesperada.

A primeira hora de filme chega a ser tediante às vezes, mas depois tem uma melhorada. Eu diria que o filme trata da vergonha de assumirmos nossos defeitos e erros diante dos outros e, com isso, pagarmos preços por vezes altos demais. Também fala da força de vontade e de perseguir um sonho, não importa quão longe e difícil ele seja.

Mas, não sei. Acho que faltou algo no filme. Não achei que tenha sido um drama muito bom, quando comparados com dramas como, por exemplo, "Uma mente brilhante". Filme que rendeu o Globo de Ouro a Russell Crowe, além da indicação ao Oscar pela interpretação brilhante do papel do matemático John Nash. Hmm, talvez não seja uma comparação que possa ou deve ser feita, mas o fato é que o filme, na minha opinião, deixa a desejar como uma história de drama.

De qualquer forma, Kate Winslet interpreta bem o papel de Hanna Schmitz e deixa transparecer de forma bem clara todos os conflitos que cruzam a mente de Hanna. Só não posso dizer que ela mereceu ser eleita a melhor atriz de 2008 já que não vi a atuação de nenhuma das outras atrizes.

Enfim, é um filme que passa uma boa mensagem e acho que vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.

Próximo filme vai ser o "Quem quer ser um milionário". ok? Até a próxima!!!