quinta-feira, 5 de março de 2009

O Leitor


Pois é, pessoal. Mais um filme.Hehe. É interessante o fato que eu só vou saber da existência de alguns filmes no dia da cerimônia do Oscar e muitas vezes somente durante a cerimônia. Esse é o caso de "O Leitor". Dos filmes que estavam correndo, eu só tinha assistido "O Curioso Caso de Bejamin Button", sobre o qual postei há algum tempo atrás. Eu não conhecia nem o tão aclamado "Quem quer ser um milionário". Mas, enfim, vamos lá.

"O Leitor" é baseado no romance escrito, pelo professor de Direito, o alemão Bernhard Schlink. O drama se passa na Alemanha e trata da história de amor entre o adolescente Michael Berg(David Kross) e a cobradora de bondes, Hanna Schmitz(Kate Winslet). Depois de um caso que dura um tempo indeterminado na história e que é mantido sempre em segredo, que atravessa alguns altos e baixos e que desperta o amor de Michael por Hanna de forma brutal, ela desaparece de sua vida e o deixa com aquela ferida aberta e marca sua personalidade para sempre. Mal sabe ele que a encontrará novamente em outra ocasião, numa situação totalmente inesperada.

A primeira hora de filme chega a ser tediante às vezes, mas depois tem uma melhorada. Eu diria que o filme trata da vergonha de assumirmos nossos defeitos e erros diante dos outros e, com isso, pagarmos preços por vezes altos demais. Também fala da força de vontade e de perseguir um sonho, não importa quão longe e difícil ele seja.

Mas, não sei. Acho que faltou algo no filme. Não achei que tenha sido um drama muito bom, quando comparados com dramas como, por exemplo, "Uma mente brilhante". Filme que rendeu o Globo de Ouro a Russell Crowe, além da indicação ao Oscar pela interpretação brilhante do papel do matemático John Nash. Hmm, talvez não seja uma comparação que possa ou deve ser feita, mas o fato é que o filme, na minha opinião, deixa a desejar como uma história de drama.

De qualquer forma, Kate Winslet interpreta bem o papel de Hanna Schmitz e deixa transparecer de forma bem clara todos os conflitos que cruzam a mente de Hanna. Só não posso dizer que ela mereceu ser eleita a melhor atriz de 2008 já que não vi a atuação de nenhuma das outras atrizes.

Enfim, é um filme que passa uma boa mensagem e acho que vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.

Próximo filme vai ser o "Quem quer ser um milionário". ok? Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. O filme ganhador do Oscar deste ano só estreou por aqui depois da cerimônia, por isso nem dava para avaliar se foi justo ou não. O Leitor continua na minha lista. E dizem que o Oscar de melhor atriz que a Kate Winslet levou não foi exatamente por O Leitor, e sim porque deviam isso a ela há um bom tempo, já que sua atuação em diversos filmes é brilhante.
    Coisas da Academia...

    ResponderExcluir