quarta-feira, 11 de março de 2009

Contagem regressiva - França 2009

Pois é , pessoal. O dia está chegando. O dia que vai decidir minha vida para sempre. O dia da seleção!!!

Calma, eu vou explicar o motivo da minha aflição. É que eu estou concorrendo à uma bolsa de estudos aqui da universidade pra ir estudar engenharia na França por um ano. Só tem um problema: Eu vou ter que apresentar o projeto de engenharia que eu venho desenvolvendo há algum tempo, mas a apresentação tem que ser em francês. Se os professores coordenadores do intercâmbio acharem que eu estou preparado, eu terei a chance ir. Se não, nunca mais.

A preparação pra esse dia tem sido relativamente longa, mas nunca parece ser suficiente. Há um ano atrás eu comecei a estudar francês sozinho. Vendo que o meu progresso estava lento, eu decidi entrar numa escola de línguas, por volta do mês de julho. A escola é perto de casa e posso ir a pé.

Porém, no final de janeiro, começo de fevereiro, comecei, junto com meus amigos e, ao mesmo tempo, concorrentes, a frequentar um curso de francês intensivo. Enquanto todos estavam pulando o tão esperado carnaval, a gente estava na escola tendo aula com a "petite" professora Dalva, a qual chamamos carinhosamente de tia Dalva. Gente muito fina, sempre muito preocupada com a gente, "les enfants", fez com que todos melhorassem o francês 100% e estivessem mais preparados pra apresentação.

Hoje tivemos um "ensaio" da apresentação com Vincent, o aluno francês de pós-doutorado(aluno ou professor?) que veio de Paris estudar(ou seria ensinar?) aqui. Deu tudo certo. Algumas dicas de como falar certas palavras aqui e como escrever outras ali. Foi uma boa prévia do que vai acontecer.

A apresentação final será na segunda-feira, 16/03. Até lá, vou tentar dar uma passada na praia e tomar um bom banho de mar, descansar bem, me preparar bem e ir enfrentar "o monstro".

Só peço que torçam por mim e meu próximo post vai ser com o resultado. O fracasso absoluto ou a glória esperada. Espero que dê tudo certo e Deus nos abençoe.

Até a próxima pessoal!! Au revoir.

5 comentários:

  1. Oi Victor... Estou torcendo por vc sim... se prepara bem, tenta descansar, e não ficar muito nervoso na hora... se for pra vc ir estudar na frança vai dar tudo certo, lembre-se "se não foi, não era pra ser".
    Axo lindo quem fala frances... to pensando em fazer o curso, mas primeiro vou terminar o de ingles, que dxei pela metade por causa da facul... hehehhehe

    Boa Sorte...

    Bjus...

    ResponderExcluir
  2. Bom, lembre-se que se não der certo não será um "fracasso absoluto". Mas você se preparou, então dará tudo certo.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Ae meu irmão!!! Vai dar certo sim, deixa de choro; sua parte você já vem fazendo há tempos, agora é ter confiança e apresentar o fruto desse trabalho. Tenha calma, descanse, e acredite! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu sei, demorei pra vir até aqui... vi seu comentário no blog da minha namorada (Camilla), e somente agora vim agradecer suas palavras. Aproveito pra dizer que estou te linkando e irei frequentar sempre aqui... quanto ao fato de eu ter vindo pra Sp, é uma longa história, mas o final dela vc vai acompanhar lendo meu blog... hehehehhe
    abração cara, e boa sorte na sua provável viagem!

    ResponderExcluir
  5. Ae vitoow! estarei torcendo muito por voce cara, mas na moral, eu te conheço a muito tempo(é claro, sou seu primo ¬¬) e acho que não será preciso torcer e nem pedir para forças sobrenaturais(vc sabe que eu nao acredito nisso =D), eu sei muito bem que voce se garante e que nao precisa dessas coisas pra ganhar, use sua grande capacidade, reconheça seu esforço e batalhe, voce consegue, não vou dizer "boa sorte" pois vc não precisa de sorte pra conseguir o que quer, então, chega la e bota pra fuder!! =D

    ResponderExcluir